Laje


Laje

A montagem e concretagem da laje é uma etapa rápida e vistosa, porém significa uma etapa onde haverá um emprego financeiro bem relevante, nesta fase sua casa vai ganhando forma. Alguns cuidados são necessários nesta etapa, como a correta colocação das mangueiras de fiação, sem obstruir as pontas, e o escoramento adequado da estrutura, para evitar “barrigas” e rachaduras.
Existem, basicamente, dois tipos de lajes pré-moldadas e dois tipos de material de preenchimento: São as lajes em vigotes comuns e as lajes em vigotes treliçados e os preenchimentos podem ser de cerâmica (tijolo com formato específico) ou de isopor (EPS).
laje pre moldada 150x150 Laje
Laje Pré-moldada montada
As Lajes em vigotes comuns são indicadas para vãos de até cinco metros, são as lajes mais utilizadas para projetos residenciais e também apresentam os menores custos.
lajes treliçadas 150x150 Laje
Laje treliçada
As Lajes treliçadas são indicadas para vãos maiores que cinco metros ou em áreas que receberão uma carga de peso muito alta, estas estruturas apresentam uma ferragem exposta na parte superior dos vigotes, esta ferragem será amarrada a uma esteira de ferro que cobre toda a superfície da laje, sendo todo este material fundido com o concreto.
laje treliçada com preenchimento de ceramica 150x150 Laje
Laje treliçada com preenchimento em cerâmica
O preenchimento de cerâmica, popularmente chamados de tijolos de laje, são os mais utilizados e os de menor custo, porém tem a função única de preenchimento, eles serão posicionados entre vigotes, preenchendo os vãos para que o concreto possa ser aplicado sem escoar.
laje treliçada com EPS 150x150 Laje
Laje treliçada com preenchimento em EPS (Isopor)
O preenchimento em EPS, ou isopor, vem ganhando força na construção civil, apesar de apresentar um custo superior ao da cerâmica e requerer maiores cuidados na concretagem, a fim de não quebrar as peças, seu encaixe ocorre da mesma forma que a cerâmica sendo comercializado em peças pequenas ou no comprimento do vão. A grande vantagem apresentada pelo material é o isolamento térmico.
Escolhido o tipo de laje e o material de preenchimento, é hora de montar a laje. Toda laje pré-moldada deve ser entregue com um projeto de montagem, inclusive especificando a ferragem que será colocada na estrutura. Laje montada e bem escorada é hora da concretagem, a chamada capa da laje que pode variar de 5cm a 10cm de espessura.
Na hora da concretagem evite aquele famoso mutirão de amigos, o serviço perde em qualidade, o desperdício é muito grande e o famoso churrasco no fim do serviço sai caro, maior até que o preço do concreto pronto. Contrate uma empresa de concretagem e seu pedreiro só terá o trabalho de espalhar o concreto, além de garantir um concreto homogêneo e de maior qualidade em sua laje.
Para o Concreto usinado escolhemos a SUPERTEX, que atende no RS e SC e tem sede na Grande Florianópolis, esta empresa apresenta a melhor relação custo/benefício da região.
Nosso projeto prevê duas lajes, uma laje no baldrame, ou seja, aquela que servirá de piso para a casa, e a laje da cobertura. Para o baldrame escolhemos a laje treliçada, por apresentar maior resistência, com preenchimento em cerâmica, veja as fotos da montagem da laje.

0 comentários:

Postar um comentário