Dicas de Segurança para Apartamentos As normas de segurança do edifícioDicas de Segurança para Apartamentos

Dicas de Segurança para Apartamentos As normas de segurança do edifícioDicas de Segurança para Apartamentos
As normas de segurança do edifício devem ser decididas em assembléia de condôminos. Se não houver ampla difusão entre os moradores do prédio, as decisões podem perder a eficiência. 
Visibilidade
As entradas do imóvel - social, de serviço e garagem - devem ser suficientemente iluminadas, evitando-se o uso de obras de arte, de decoração e de jardinagem que obstruam a ampla visão do local à distância.
Os acessos aos apartamentos igualmente devem ser dotados de boa iluminação, controlada do interior da residência. As portas devem ser sólidas e guarnecidas de "olhos mágicos" ou outros dispositivos que permitam a observação do vestíbulo. A entrada de estranhos deve ser restrita, sempre que possível, a um horário pré-fixado.
Portaria e guaritas
Porteiros, zeladores e vigias devem ser alertados para os diferentes expedientes usados por ladrões e devem estar capacitados para tomar providências urgentes quando necessário.
Havendo outros prédios contíguos ou próximos, por consenso dos seus moradores, poderá ser instalada uma ligação pelo interfone das portarias, ou mesmo de um simples alarme sonoro que funcionará como pedido de auxílio nos momentos de perigo.
O mesmo alarme sonoro, acústico ou luminoso poderá ser instalado em uma casa vizinha, estabelecimento comercial ou simplesmente em um local externo à vista dos moradores das imediações que devem ser avisados da instalação desse recurso. O interfone é muito útil para que, em caso de emergência, o morador comunique a presença de suspeitos ou de indivíduos indesejáveis em seu "hall" de entrada. Prefira recepcionar estranhos nas áreas de uso comum do edifício, à vista dos funcionários da portaria.
Empregados
A seleção de pessoal doméstico e do condomínio deve ser rigorosa. Pesquisar as atividades anteriores do candidato e verificar criteriosamente suas fontes de referência são procedimentos bem-vindos na hora da contratação dos funcionários internos.
As chaves confiadas a empregados não devem abranger todas as portas do apartamento, algumas dependências privadas devem ficar isoladas. Os empregados podem ser atacados e forçados a abrir as portas que têm acesso, surpreendendo os moradores.
Entregas
Entregas de encomendas que não tenham sido solicitadas ou que não sejam esperadas devem ser recusadas, ainda que o portador se apresente na companhia de empregados do condomínio. Quando estiver aguardando entregas em seu domicílio, instrua a portaria para receber as encomendas, evitando a presença de estranhos em seu apartamento

0 comentários:

Postar um comentário